quinta-feira, 10 de maio de 2012

Contos (Obra Completa), de Vergílio Ferreira [Opinião]



       
           Adorei, este livro! Apesar do drama e do existencialismo que lhe está inerente.


           É um livro, que transmite em cada conto, uma lição de vida!


           Deste modo, a lição mais importante que este precioso livro transmitiu-me foi,  a de que nós passamos a maior parte do nosso tempo preocupados com "coisas" sem importância, e o que realmente importa, como o amor, o "carpe diem" é totalmente ignorado. 


          Subjacente a esta lição, está de certa forma, o facto de nós enquanto sociedade não falarmos abertamente da morte (continua um tabu). Creio, que se nós já tivéssemos superado o medo/pavor do que a morte representa para nós enquanto indivíduos, enquanto sociedade. Nós nos dedicaríamos ao que realmente interessa, como o amor e o "carpe diem" e deixaríamos de  ter o stress de "coisas" banais e pequenas do nosso quotidiano.


      
           Deixo-vos, com a sinopse:


         "Vergílio Ferreira, escrevendo no Portugal de Salazar, descreve um país ancorado nos confins dos tempos e que permaneceu inalterado quase até aos nossos dias.
Frases magníficas, num português sem rugas, mas que nos introduzem afinal num mundo primitivo, com as suas anacrónicas noções de honra e os seus insólitos rituais de inspiração bíblica.
          O Vergílio Ferreira-contista nada fica a dever ao Vergílio Ferreira-romancista: em qualquer dos casos é sempre um vulto maior das nossas letras".

2 comentários:

  1. Sem dúvida que em cada conto transmite uma lição de vida!
    Na verdade, tudo na vida tem um início e um "único" fim.

    ResponderEliminar