sexta-feira, 4 de maio de 2012

O Mistério do Jogo das Paciências, de Jostein Gaarder [Opinião]




         Voltei, a ler este livro novamente. 
         A primeira vez, que o li foi em 2005. E em, comparação com o Mundo de Sofia, do mesmo autor, sou da opinião que este livro é muito melhor do que o livro o Mundo de Sofia. Até, porque este livro, foi o livro que inspirou Jostein Gaarder a escrever, mais tarde o Mundo de Sofia.


          Como já seria de esperar, este livro, aborda e centra a sua narrativa em questões existencialistas e, questões deterministas. 


          É, um livro envolvente, complexo e apaixonante. Recomendo, por isso quem não o leu, que o leia!


         "Cada qual é livre de imaginar o que quiser. Mas, nesse caso, é também obrigado a informar as suas criações de que elas são apenas fruto da sua imaginação. Caso contrário, está a iludi-las e, nessa altura, as criações têm o direito de o matar" (Jostein Gaarder).


           Deixo-vos, com a sinopse:


              "Este livro foi galardoado com dois prémios literários na Noruega. Foi também o livro que, um ano mais tarde, o levaria a escrever o bestseller mundial «O Mundo de Sofia». Tudo se passa em torno de um rapazinho de doze anos que, com seu pai, viaja em busca do Ás de Copas, perdão, da mãe, que partira oito anos antes para a Grécia à procura de si mesma. Pelo caminho, pai e filho são desviados por um misterioso anão para uma aldeia perdida nos Alpes, onde um não menos misterioso padeiro entrega ao rapaz um livro minúsculo escondido dentro de um pão. A viagem real prossegue, em pararelo com o mundo de fantasia, e sucessivas coincidências criam aproximações que vão conferindo um significado inesperado ao desenrolar dos acontecimentos. Um livro que fascina de muitas maneiras, em especial pela forma como o autor constrói uma engenhosa representação do mundo a partir de um jogo de cartas".



1 comentário:

  1. um livro que quero sem dúvida ler.. parece ser muito interessante

    ResponderEliminar