quinta-feira, 12 de julho de 2012

O Livro das Religiões, de Jostein Gaarder, Viktor Hellern & Henry Notaker [Opinião]


          Este livro, baseia-se essencialmente em perguntas que todos nós colocamos sobre a nossa existência, e das possíveis respostas que arranjamos para as mesmas
         Assim, surgiu a necessidade de o Ser humano, criar a religião/ciência/filosofia de vida, por forma a dar sentido à sua vida.

        Jostein Gaarder, neste livro presenteia-nos, com uma revisão histórica sobre a evolução da religião, das explicações da ciência para a nossa existência, assim como da filosofia.

      A mensagem principal, que este livro transmitiu-me, foi de que nós precisamos de ACREDITAR em alguma coisa, para evitarmos a angústia existencial e desta forma, construirmos uma existência FELIZ.
       Esta célebre frase - "Felizes os ignorantes, porque deles é o reino dos céus" - que todos nós de certa forma, já a ouvimos, aplica-se exactamente neste contexto.

        Recomendo, este livro a todos aqueles que se interessam pelas questões existencialistas.

        Deixo-vos, agora com a Sinopse:
        "«O que é a religião? É uma cerimónia de baptismo numa pequena igreja norueguesa. É o culto num templo budista. São os judeus com os seus rolos de pergaminho da Tora em frente ao Muro das Lamentações. São os peregrinos, que numa prova de fé, viajam até Meca.»
Como nasceram as religiões e como se desenvolveram as suas diferentes manifestações presentes, hoje, em todo o mundo? Porque é que se torna elementar conhecê-las? E será que, nos dias que correm, há sentido em praticá-las? Desde sempre a religião desempenhou um papel fundamental e determinante na vida social e política em qualquer parte do mundo. Este livro descreve crenças, rituais e organizações das religiões vivas reagrupadas por centros de origem: Índia (Hinduísmo e Budismo), Extremo Oriente (Confucionismo, Taoísmo, Shintoismo) e Médio Oriente (Judaísmo, Islamismo e e Cristianismo). Através de uma linguagem objectiva as religiões são todas colocadas no mesmo plano e tratadas com igual e absoluto respeito, e delas filtradas e analisadas as filosofias de vida que pretendem responder muitas vezes às grandes questões existenciais. Jostein Gaarder e os seus colaboradores quiseram, com este livro, tornar perceptível que todas as religiões encontram as suas raízes numa condição humana comum e tornar o leitor consciente de uma ética inerente à própria vida, seja do indivíduo ou de uma colectividade, quer faça ou não parte de um grupo religioso. A este propósito, o presente livro inclui também filosofias de vida sem qualquer base religiosa, como o Humanismo, o Marxismo, o Materialismo e até uma incursão pelo movimento de cultura alternativa New Age. As intenções pedagógicas que inspiraram Gaarder a escrever este livro são evidentes. Embora seja contido e moderado no tom explicativo, é eficaz no estilo, tendo, sem dúvida, prestado um papel fundamental a experiência do próprio autor como escritor de ficção e professor de História das Ideias e Religiões Antigas no liceu, assim como a dos seus colaboradores, um dos quais, Henry Notaker, que teve o cargo de Presidente do Liceu que Gaarder frequentou enquanto aluno. Nesta abordagem espacio-temporal ao mundo das religiões, Jostein Gaarder, autor do bestseller «O Mundo de Sofia», demonstra, uma vez mais, um domínio extraordinário da temática em causa, em nada inferior à sua incomparável habilidade de divulgação, à qual um grande número de jovens e adultos, crentes ou agnósticos, prende a sua atenção neste início de um novo milénio."

Sem comentários:

Enviar um comentário