terça-feira, 25 de setembro de 2012

Novidade Editorial: As Vozes da Diferença - A Vaga Democrática Árabe de Álvaro de Vasconcelos [Bizâncio]


           Em 2011, milhões de cidadãos do Sul do Mediterrâneo ocuparam as ruas, exigindo o fim das ditaduras, o direito de escolherem os seus go­vernos e a liberdade de expressão das suas identidades culturais e reli­giosas. Ao fim de alguns meses, este extraordinário movimento popular levou à queda de três ditadores.
           Persiste, porém, o conflito na Síria e agitam-se novamente as relações entre o Ocidente e o mundo islâmico a propósito do filme A Inocência dos Muçulmanos.
       Num percurso histórico, mas que hoje demonstra ser extremamente atual, Álvaro de Vasconcelos analisa e desmistifica teorias e momentos marcantes das relações entre o Ocidente e o mundo islâmico, do choque de civilizações de Samul Huntington ao impacto do 11 de Setembro e à crise das caricaturas, até à ascensão dos partidos islmistas ao poder, fruto da vaga democrática.
         A vaga democrática árabe faz parte de um movimento mais vasto de transição para um mundo pós-Ocidental, no qual a agenda global já não é exclusivamente definida pelo Ocidente e onde se ouvem novas vozes. Esta obra avalia estes quase dois anos de vaga democrática e analisa as possibilidades de ação da UE num contexto internacional pós-Ociden­tal. O desafio será aceitar as es­colhas democráticas dos cidadãos do Sul e aprender a viver com a mais que provável ascensão dos partidos islamistas ao poder em toda a re­gião.

        A apresentação do livro decorrerá no próximo dia 3 de outubro, pelas 18h30, no Grémio Literário (Rua Ivens, N.º 37, Lisboa), com Teresa de Sousa, Guilherme d'Oliveira Martins e António Monteiro. 



Sem comentários:

Enviar um comentário