terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Opinião: "Não deixes que me levem" de Catherine Ryan Hyde [Publicações Europa-América]



       Este livro é tão viciante que quando se começa a ler é difícil parar de o ler.

      As minhas personagens preferidas são Billy e Grace.
    Estas duas personagens evoluem ao longo da narrativa, sendo bem conseguida a sua construção acabando por cativar o leitor.
    Grace é uma menina inteligente, que está só, pois a mãe é toxicodependente; Billy é um doce, contudo é atormentado pela agorafobia sendo esta uma barreira nas suas tarefas do dia-a-dia. Grace acaba por entrar na vida de Billy de uma forma, peculiar cativando  ajudando-o a libertar-se um pouco mais.

    Todas as personagens, por estarem confinadas a um bairro que sugere alguns cuidados, todos eles fecham-se no seu mundo, e por isso criaram barreiras evitando ao máximo o contacto com os outros e com o mundo. Este medo, aos poucos e poucos vai desaparecendo ao longo da narrativa, muito por intermédio desta criança apraz que é Grace.

     Actualmente  vivemos numa sociedade individualista e competitiva. As pessoas fecham-se no seu mundo, cada vez mais. Por exemplo, idosos que morrem sozinhos e que ninguém dá por eles. Este é apenas um dos exemplos, mais gritante que se vive actualmente. Daí a importância de vivermos em comunidade, ou seja, de termos contacto físico com as outras pessoas, de passarmos a pensar mais na comunidade em vez, de pensarmos somente na satisfação das nossas necessidades e aspirações.

     Sem dúvida um livro a ler :)

     Feliz Natal e Boas Festas :P

Sem comentários:

Enviar um comentário