quarta-feira, 24 de abril de 2013

Opinião: "Jardins de Canela" de Shyam Selvadurai [Bizâncio]


No início do livro, a leitura processa-se de forma mais lenta, e isto deve-se ao facto de o autor ser demasiado descritivo. Contudo depois de conhecermos as personagens, é difícil de o deixar de ler :)

A ação deste romance desenrola-se nos anos 20 do século XX e como tal espelha temas abordados por outros escritores tais como: Jane Austen, irmãs Brontë e Edward Morgan Forster.

As personagens principais são a Annaluksmi e Balendran. Annaluksmi é uma rapariga que almeja independência de forma, a dedicar-se à sua carreira de professora e por outro lado, não quer ter um casamento arranjado. Já Balendran forçado pela sociedade e cultura vigente da sua época reprime a sua natureza homossexual.

O que mais me agradou neste livro tem a ver com a construção das personagens ser bem delineada, o que corrobora a identidade deste romance. As personagens são densas e apresentam profundidade psicológica, ou seja, o leitor consegue compreender as ações das personagens independentemente de concordar ou não concordar com as respetivas ações. Os vilões desta história, são pessoas conservadoras que não fazendo por mal, acabam por prejudicar a felicidade dos protagonistas deste romance.

Por último, de referir que amei os pequenos versos retirados do Tirukkural que servem de suporte a todos os capítulos. 

Deixo-vos com o meu preferido: "Por maiores que sejam as dificuldades, 
                                                           Busca firmemente o final feliz.
                                                           - Tirukkural, versículo 669"

Sem comentários:

Enviar um comentário