domingo, 16 de junho de 2013

Opinião: "O Irmão de Sangue" de Eric Giacometti e Jacques Ravenne [Publicações Europa-América]


O Irmão de Sangue” de Eric Giacometti e Jacques Ravenne é a continuação do livro “O Ritual da Sombra”. E como tal, toda a sua narrativa assenta na maçonaria, presenteando o leitor com muita ação e mistério.

O protagonista escolhido para resolver o mistério e os dois crimes rituais cometidos por um irmão mação é o António Marcas - também ele, mação.

A história tem um fio condutor que se inicia em 1355 e perpetua-se em 2007. Assim, o leitor assiste a analepses e a prolepses.

Quanto à construção das personagens, os autores delinearam bem as características das personalidades das personagens, com alguma fantasia à mistura. Em relação aos cenários (de 1355 e de 2007) de realçar, que foram bem idealizados, potenciando ao leitor a construção dos mesmos na sua imaginação.

O que mais amei no livro “O Irmão de Sangue” foi a lenda de Flamel. Ou seja, o mito da “Pedra Filosofal” na conversão de qualquer material em ouro, ou até de nos facultar a imortalidade. Gostei também de conhecer um pouco mais sobre algumas normas e preceitos da Maçonaria, tendo em consideração aqueles que de facto não foram fantasiados pelos autores do livro. Como já tinha mencionado anteriormente na minha opinião sobre o livro “O Ritual da Sombra” os autores Eric Giacometti e Jacques Ravenne assemelham os seus livros ao estilo de José Rodrigues dos Santos acrescento agora também a semelhança com o estilo dos livros de Dan Brown.

Leiam o livro, vai valer a pena.

Sem comentários:

Enviar um comentário