segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Opinião: "O Fundamentalista Relutante" de Mohsin Hamid [Civilização Editora]



Este livro convida o leitor a tomar chá com o personagem principal desta narrativa - o Changez, enquanto o mesmo conta a sua história. 

Esta é uma história, que me fez pensar em primeiro lugar, nas vezes que somos assolados por factores externos - alheios à nossa vontade - que, determinam o nosso destino. Falo das guerras/conflitos que chacinam muitos inocentes e destroem tantas outras vidas, sendo o objectivo desse confronto os benefícios materiais e não tanto o de libertar um povo da escravatura. 
Fez-me pensar também sobre os estereótipos e preconceitos que todos nós temos sobre determinados povos ou pessoas, e que nos levam a cometer falsos julgamentos e por conseguinte, injustiças. Estes dois pensamentos, aqui transcritos ressaltam a importância da empatia, da humanização do outro não esquecendo o respeito mútuo.
A outra parte da narrativa incide no amor de Changez por Erica. Um amor que é a partida fracassado, não por culpa de Changez, mas por Erica não estar preparada e disponível para viver esse novo amor. 

Adorei, a particularidade do diálogo que o autor pratica com o leitor desde o inicio do livro até o término da narrativa.

Vale a pena, ler este livro :)

Sem comentários:

Enviar um comentário