segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Opinião: "A Sabedoria Tibetana" de Craig Hamilton-Parker [Publicações Europa-América]


"A Chave para ultrapassarmos os nosso problemas está dentro de nós próprios. Sejam eles problemas de carácter económico, de relações internacionais, tecnológicos, ecológicos ou outros, existe sempre uma motivação humana em acção. Corrijam a motivação e os problemas do mundo serão resolvidos. Os bons motivos vencerão, no fim." (Craig Hamilton-Parker, 2002)

"A maioria dos ocidentais é educada na convicção de que para ser feliz tem de se conquistar o que se quer no mundo. O egoísmo e a ganância são bons; a ambição é boa. «Lutem  por isso!» encoraja a publicidade. Mas num mundo em constante mudança, em que nada é fixo e tudo é transitório, os nossos desejos ficam forçosamente por satisfazer. Quanto mais lutamos para satisfazê-los mais inevitavelmente ficamos limitados por eles e mais estamos sujeitos a experimentar a insatisfação e o sofrimento." (Craig Hamilton-Parker, 2002)

Optei por desta vez, começar a minha opinião por duas citações que me marcaram durante a leitura desta narrativa.
A primeira salienta a importância da meditação, do Yoga ou seja, o cuidar do nosso interior, o de procurar a luz e, o amor. 
Torna-se fundamental cuidar de nós, e a razão depreende-se principalmente por vivermos numa sociedade individualista e competitiva, que nos vê como números/como máquinas. Passamos o nosso tempo praticamente a correr, tendo pouco tempo para nós. Por isso, questiono-vos: Já se perguntaram hoje se está tudo bem com vocês? Se a resposta é não, então é hora de vocês começarem a cuidarem mais de vós.

A segunda citação demonstra que a procura da felicidade no exterior, leva ao consumismo e por conseguinte à insatisfação e ao sofrimento. De realçar que, o consumismo é somente o resultado da sociedade atual em que vivemos. 
Será que a felicidade que tanto procuramos não está dentro de nós?

Este livro, é simplesmente divinal pelas reflexões que submete ao leitor.

Leiam o livro :)

2 comentários: