sábado, 22 de novembro de 2014

Opinião: "Ulisses" de Maria Alberta Menéres [Edições ASA]


Este livro optei por voltar a lê-lo, por duas razões: a primeira tem a ver com o meu desejo de querer reavivar a minha memória no que concerne a história de Ulisses; a segunda razão  depreende-se com a necessidade de comparar a minha percepção atual (desta narrativa), com a percepção de uma pré-adolescente que leu este livro pela primeira vez no 6ºano.

É por estas duas razões que é pertinente um leitor voltar a ler um livro que já leu outrora, -numa outra fase da sua vida. 
Sim porque as fases da nossa vida não só influenciam a forma como nós percepcionamos as histórias, como a forma como realçamos a moral e os aspetos que nos parecem mais pertinentes no decorrer do enlace.

Destaco, que depois desta minha leitura o que dei mais realce foi sem dúvida à forma como a escritora Maria Menéres alinhavava a história, dando sempre um cariz didático para que os leitores captem de que há por vezes (ou a maioria) medos irracionais que nos aprisionam e não nos deixam evoluir, como é o caso das lendas de monstros no mar, dos cantos das sereias... Por vezes, nós para evitarmos combater o medo, construímos obstáculos maiores que justificam a nossa posição de acomodação.

Moral: É necessário combater o medo, senão o medo toma conta de nós! E o resultado todos nós já sabemos qual é.

Sem comentários:

Enviar um comentário