domingo, 15 de julho de 2012

"A Paixão de Jane Eyre" de Charlotte Brontë {Publicações Europa-América} [Opinião]


     Este livro tem uma história tão bem construída, sendo difícil o leitor não se comover.
      Gostei particularmente da personalidade de Jane Eyre, - uma rapariga corajosa, determinada e perspicaz. Que apesar do infortúnio, que se lhe abateu sobre a sua vida, manteve sempre uma postura de luta pela sua felicidade e pelos seus ideais.
    Amei, o facto de Jane Eyre ter ficado no final com Edward, demonstrando que o amor é muito mais importante, do que as deficiências físicas.

  A mensagem que este livro transmitiu-me foi, a de que o amor cura tudo e supera qualquer obstáculo.

  Depois de ler o livro e ver o filme, prefiro mil vezes o livro. O filme tem algumas alterações importantes, que não constam no livro.

  Por isso recomendo vivamente, que leiam este livro. Garanto-vos que não se vão arrepender :)

     Deixo-vos, agora com a sinopse:

   "A Paixão de Jane Eyre, publicada pela primeira vez em 1847, atraiu de imediato a atenção do público da época e dividiu a crítica. Habituada às heroínas de Jane Austen, que pareciam conhecer exactamente o seu lugar na sociedade, a sociedade britânica sentiu-se desconfortável com o personagem feminino criado por Charlotte Brontë: embora as acções de Jane observem o código convencional de comportamento feminino, deixam transparecer também uma poderosa declaração de independência das mulheres. 

    A Paixão de Jane Eyre é a história de uma órfã que vive com a sua desagradável tia e os seus nada atractivos primos. Mais tarde, colocada num asilo, Jane começa a desenvolver um espírito independente para a época e aprende que a melhor maneira de manter o respeito próprio na adversidade é manter o autocontrole. Esta aprendizagem servir-lhe-á para toda a vida e permite-lhe repudiar noivos, ser auto-suficiente, mudar de identidade e encontrar um seu igual ao nível intelectual e da paixão sexual".

1 comentário:

  1. Tenho para ler! Ainda bem que gostaste =)
    Já vi o filme e adorei por isso penso que também vou gostar do livro!
    Bjs
    Sandra

    ResponderEliminar